A quantidade de candidatos e partidos disputando as eleições despencou em Natal. Neste ano, para a Câmara de Vereadores, são 430 concorrentes, contra 736 registrados na eleição de 2020, uma queda de 41%. O número de partidos também diminuiu e passou de 28 para 22.
Um dos fatores está relacionado ao limite de candidatos a vereador que podem ser lançados pelos partidos, que foi reduzido. Desta vez, os partidos políticos ou federações puderam lançar um total de candidatos de até 100% das vagas a serem preenchidas na Câmara Municipal mais um. Até 2021, a lei estabelecia um teto de 150% do número das vagas. Ou seja, em um município com 29 cadeiras em disputa, como Natal, o máximo de candidatos agora é de 30.
Outro motivo é a cláusula de barreira, que impôs restrições aos partidos que não atingissem um patamar de 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados ou que não elegessem pelo menos 11 deputados federais distribuídos em pelo menos nove estados nas eleições de 2022.
O dispositivo fez com que alguns partidos optassem pelas incorporações a outras legendas, ou fizessem uma federação.
Em 2020, por exemplo, concorreram 28 partidos em Natal. Neste ano, são 22, dentre eles alguns que não existem mais. O Patriota e PTB se fundiram para formar o PRD. O PSC foi incorporado ao Podemos, enquanto o PROS foi incorporado ao Solidariedade. Já PSL e DEM se fundiram para formar o União Brasil.
Para a Prefeitura, a diminuição de concorrentes também foi brusca. Na última eleição, ocorrida em 2020 em meio à pandemia e marcada pela alta fragmentação, foram 13 candidatos. Neste ano, são seis, totalizando 442 candidatos em toda a capital potiguar (430 para vereador, seis para prefeito e seis para vice).
Evolução das candidaturas em Natal (considerando vereadores, prefeitos e vices)
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.